POLÍTICAS SOCIAIS NO CAPITALISMO: NOTAS PARA O DEBATE
https://doi.org/10.37885/250819988
Palavras-chave:
neoliberalismo, direitos sociais, políticas sociais, desigualdades sociaisResumo
Pensar as políticas sociais no contexto do capitalismo e da luta de classes exige uma compreensão crítica dos fundamentos e contradições dessa forma de sociabilidade. Neste artigo, analisamos os elementos constitutivos do modo de produção capitalista, articulando-os a uma perspectiva histórica sobre a configuração do Estado e a origem das políticas sociais. Além disso, examinamos a visão neoliberal e seus impactos sobre as políticas sociais e os direitos da classe trabalhadora. Nosso objetivo é aprofundar e estimular o debate em torno dessas categorias, adotando o método materialista histórico-dialético como base metodológica. Esse referencial não apenas permite a análise da realidade, mas também aponta caminhos para sua transformação por meio da práxis humana. Para isso, realizamos uma revisão bibliográfica fundamentada em autores como Behring, Boschetti (2018) e Marx (1982), entre outros. Diante do agravamento das desigualdades sociais e do avanço neoliberal no desmonte dos direitos sociais, reafirmamos a importância das políticas sociais como instrumentos de enfrentamento da questão social, ainda que de forma limitada e focalizada.
Downloads
PlumX
Referências
ANDERSON, P. Balanço do neoliberalismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ACNUR. Dados: refugiados no Brasil e no mundo, 2024. Disponível em: https://www.acnur.org/br/dados-refugiados-no-brasil-e-no-mundo Acesso em: 15 mar. 2025.
BEHRING, Elaine; BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Cadastro único: Conhecer para incluir. nº 2. dez/2024. Disponível em: < https://www.gov.br/mds/pt-br/acoes-e-programas/cadastro-unico >. Acesso em: 10 mar de 2025.
_______. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. cadastro único: boletim monitora mds nº 2/2024 - extrema pobreza no Brasil. Disponívelem:<://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/pesquisas/listas.php?e=1&stk=ano&i=2024>. Acesso em: 10 mar de 2025.
_______. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Cadastro único: boletim avalia mds. nº 2 jan/2025. Disponível em: <https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/pesquisas/lista-s.php?e=1&stk=ano&i=2024>. Acesso em: 10 mar de 2025.
CASTEL, R. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 1998.
IAMAMOTO, Marilda Vilela; CARVALHO, Raul. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 41. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
______. Política Social no Capitalismo: Tendências Contemporâneas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
LESSA, Sergio; TONET, Ivo. Proletariado e Sujeito Revolucionário. São Paulo: Instituto Lukacs, 2012.
MANDEL, Ernest. Iniciação à teoria econômica marxista. Lisboa: Antídoto, 1978.
______. O capitalismo tardio. São Paulo: Nova Cultural, 1982.
MATTEI, C. A Ordem do Capital: como economistas inventaram a austeridade e abriram caminho para o fascismo. São Paulo: Boitempo, 2023
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia Alemã. 3. ed. São Paulo: Martin Claret, 2005.
______. Obras escolhidas. Lisboa: Avante, 1982.
______. O Capital. 11. ed. v. 2. São Paulo: Difel, 1987.
______. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1984. (v. 1 t.2 Capítulos 14 a 25).
______.Teorias da mais-valia: História crítica do Pensamento Econômico. v. 3. São Paulo: DIFEL, 1985.
POLANYI, K. A grande transformação: as origens de nossa época. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
PRATES, Jane Cruz. O método marxiano de investigação e o enfoque misto na pesquisa social: uma relação necessária. Revista Textos e Contextos Vol 11 N. 1. Porto Alegre, EDIPUCRS, 2012.
SANTOS, Sivana Mara de Morais dos. Direitos, desigualdade e diversidade. In: Política Social no Capitalismo: Tendências contemporâneas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
SIQUEIRA, L. Pobreza e serviço social: diferentes concepções e compromissos políticos, São Paulo: Cortez, 2013.
STEIN, R.H. As políticas de transferência de renda na Europa e na América Latina: recentes ou tardias estratégias de proteção social? Tese de Doutorado. Brasília: UNB, 2005.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Elaynne Albino da Silva, Taisa Iara de Almeida Costa, Aline Rodrigues da Silva, Eliana Andrade da Silva, Roberto Marinho Alves da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.