Sobre a Revista

Apresentação

A revista Brazilian Open Science Journal, editada pela Editora Científica Digital, é uma publicação contínua e de acesso aberto (Open Access) que publica artigos nos idiomas inglês e espanhol em todas as áreas do conhecimento. Os manuscritos submetidos devem ser inéditos e não devem ter sido enviados a outros periódicos.

Seções

Todos os manuscritos recebidos são revisados por pares (peer review) e publicados seguindo os mais rigorosos critérios da publicação científica, aceitamos Artigo Original, Revisão Narrativa, Revisão Integrativa, Revisão Sistemática, Estudo de Caso, Relato de Experiência, Protocolo de Práticas, entre outros textos de interesse dos profissionais da área.

Declaração de Responsabilidade Sobre Publicação

O Termo de Declaração de Responsabilidade da Publicação deve ser assinado por todos os autores, o documento deve ser digitalizado e anexado no formato .pdf (arquivo único) na seção de Arquivos ao submeter o manuscrito. Para os autores brasileiros ou naturalizados, sugerimos efetuar a assinatura eletrônica através do portal da Assinatura Eletrônica do gov.br, serviço gratuito.

Todos os autores devem ter tido participação suficiente na redação do manuscrito para assumir a responsabilidade por seu conteúdo, recomendamos que a autoria seja baseada nos seguintes critérios:

  • Contribuições substanciais para o desenho ou desenvolvimento do estudo;
  • Participação na coleta, análise e interpretação dos dados;
  • Participação na redação do artigo ou na sua revisão crítica;
  • Aprovação da versão final.

Declaração de Ética de Publicação

Conforme as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), aderimos integralmente ao Código de Conduta e às suas Diretrizes de Melhores Práticas. Os editores da revista Brazilian Open Science Journal impõem um rigoroso processo de revisão por pares, juntamente com políticas e padrões éticos, para garantir a adição de estudos científicos de alta qualidade ao campo da publicação acadêmica. Sugerimos aos autores, revisores e editores o website do Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing para a leitura e conhecimento sobre a ética em pesquisa.

Modelo de Revisão por Pares (Peer Review)

A Revista Brasileira de Ciência Aberta segue as orientações sobre a propriedade das revisões por pares da COPE, e informa as partes interessadas de que os modelos de Revisão por Pares (Peer Review) adotados para avaliação dos manuscritos são:

    • Open Peer Review (Revisão por Pares Aberta), os autores sabem quem são os revisores e os revisores sabem quem são os autores. A abertura de alguns detalhes do processo de revisão por pares pode ajudar a aumentar a confiança no processo de avaliação da pesquisa e, assim, o valor da produção científica, porém fica a critério dos autores autorizar ou não a divulgação dos relatórios das revisões.
    • Double Blind Peer Review(Duplo-Cego), os autores e os revisores permanecem anônimos.

Periodicidade da Publicação

Nosso conceito de publicação exclusivamente digital permite adotar o formato internacional "Ahead Of Print" (OAP), ou "Publicação em Fluxo Contínuo" que possibilita a publicação dos manuscritos após a revisão científica e técnica (normalização e diagramação). Dispensamos, assim, a compilação prévia de todos os manuscritos aprovados para lançamento conjunto. Dessa forma, minimiza-se o tempo entre submissão e publicação, veiculando com celeridade o conhecimento científico. O fechamento é mensal.

Acesso Aberto (Open Access)

Todo o conteúdo da revista Brazilian Open Science Journal é disponibilizado no formato Acesso Aberto (Open Access), sem custos para os leitores.

Licenciamento e Direitos Autorais

Os artigos publicados na revista Brazilian Open Science Journal são licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), a qual permite o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria, em formato não comercial e sem derivações.

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O texto poderá ser republicado em outros meios, inclusive em formato de capítulo de livro, desde que a publicação original seja citada para a revista.